terça-feira, 3 de abril de 2012

Latreia

Khaire, philos mou!

Antes de começar este post, gostaria de esclarecer que os conceitos que aqui serão tratados serão feitos de forma resumida, pois, se fôssemos tratar de cada um dos conceitos de forma aprofundada, seriam necessários um ou dois posts para cada um deles. Como minha intenção é apenas apresenta-los aos leitores, irei resumi-los. Quem sabe não me aprofundo futuramente?

Tudo esclarecido, podemos seguir. A latreia pode ser definida como o "resumo" do dever religioso de um reconstrucionista helênico. Significa, basicamente, o cumprimento dos rituais e a prática da ortopraxia. Para que possamos cumprir com a latreia, precisamos entender e cumprir outros conceitos. Primeiramente, devemos definir o que é a ortopraxia.

Ortopraxia: diferentemente da ortodoxia, que significa modo correto de pensar, a ortopraxia significa o modo correto de agir, o "fazer a coisa certa". Ela está presente tanto na vida religiosa (como oferecer a primeira e a última parte de nossa comida e de nossa bebida a Héstia) quanto na nossa vida pessoal (o cumprimento de nossos deveres e o exercício de nossos direitos, por exemplo). Para Sócrates, "o fruto da ortopraxia é a felicidade, já que esta se dirige às boas ações a favor dos homens e dos deuses".

Areté*: está intimamente ligada à ortopraxia. Consiste na prática habitual da excelência, da ética. É o dever e a consciência de fazer a coisa certa. Na prática, é você poder deitar a cabeça no travesseiro à noite e não ficar com a consciência pesada por não ter feito algo que deveria ter feito ou ter feito algo que não deveria.

Métron: o "meio-termo" das nossas ações, o equilíbrio. Quando cometemos o erro do excesso, nos desviamos do caminho da virtude, da areté. Está presente, também, na máxima délfica "Nada em excesso". Basicamente, é quando comemos aquele pedaço de torta de chocolate e depois ficamos com o sentimento de culpa pelos quilinhos a mais que ganharemos, rs.

Sophrosune: controle de si mesmo através da contemplação interior. Em outras palavras, olhar para dentro de si, se conhecer e controlar-se.

Eusebia: observância do calendário religioso e o zelo e cumprimento dos deveres sagrados.


Nomos: trata-se da reverência, lealdade e senso de dever com os deuses. Em outras palavras, ser fiel ao culto de nossos ancestrais. Um exemplo disso é pedir as bençãos de uma divindade sem dar nada em troca, visto que a relação entre os deuses e seus devotos é de troca, não de imploração.

Hagneia: é a purificação antes dos ritos sagrados, com a finalidade de extirpar o miasma (impurezas provenientes de ações mundanas que não nos dignificam, como o sexo e a morte).

Sophia: busca pelo conhecimento, pela sabedoria e pela verdade.

Xenia: importantíssimo conceito. É regido pelo próprio Zeus (Zeus Xenios). Valia para todo o território grego antigo. Trata-se da relação anfitrião x convidado, da amizade convidativa. O anfitrião tinha o dever de acolher o forasteiro em sua casa e dar-lhe boa estadia. Até mesmo os templos acolhiam os forasteiros, e o descumprimento desse dever resultava em hýbris das bravas (maior desrespeito aos deuses, como se imaginar melhor que eles ou como se eles fossem desnecessários - motivo pelo qual Odisseu foi castigado por Poseidon na Odisseia), que só baldes de água lustral resolviam... rs.


É, não é fácil não! A gente rala para cumprir com a latreia, mas a recompensa é gostosa! Espero ter esclarecido melhor estes conceitos!

Para saber mais!
*Sobre a Areté
RHB

Eirene!




Nenhum comentário:

Postar um comentário